Em 2020, a Artecei foi contemplada com o auxílio emergencial da cultura, pelo inciso II da Lei Aldir Blanc. Um recurso conquistado pela organização do movimento cultural brasileiro, reunindo trabalhadores da cultura de todo o país. No DF, os recursos da lei foram geridos pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Como contrapartida, realizaremos neste mês de junho uma apresentação e uma oficina online e gratuitas para todos os públicos, que vão ao ar nos dias 4 e 11 (sextas), sempre às 17h, no canal Artecei no Youtube. Depois, todas ficam disponíveis na íntegra para você conferir e compartilhar quando quiser.

A primeira ação do dia 4 é com Mamulengando – Nós de cá, vocês de lá, espetáculo online com o grupo parceiro Mamulengo Fuzuê. A segunda vai ao ar no dia 11, com Rene Bonfim mediando a Oficina de Brinquedos Populares na Era Digital.

Atrações para as crianças de hoje e de ontem.
 
Mamulengando – Nós de cá, vocês de lá”
Benedito vive do trabalho braçal. Margarida, sua companheira está buxuda, com a chegada da pandemia se deparam com as dificuldades para sobreviver, tendo que se virar fazendo live na internet, com seu boizinho ensinado e educado, acompanhados de outros personagens da cultura popular mamulenguista, eles criam histórias, loas e parlendas dos folguedos do bumba-meu-boi, reisados, festas e cantigas tradicionais dos festejos populares. Mesmo sofrendo com a perseguição do Coronel João Redondo e sua cobra medonha, encontram uma forma de sobreviver superando as adversidades.
 
Oficina de Brinquedos Populares na Era Digital
Um espaço que vai promover aos participantes a criação e produção de elementos e brinquedos oriundos da cultura popular e regional do Brasil. Com o uso de materiais recicláveis, vamos construir currupio, rói rói e galinha. Criações simples e lúdicas que contribuem para o desenvolvimento da capacidade criativa e artística das crianças e para o convívio social em grupo.