Quem Somos

A Artecei é uma organização da sociedade civil (OSC), criada em 2005 a partir da integração de diversos artistas populares com forte ligação com a cultura de Ceilândia e de Brasília. O que move o grupo é a vontade de fazer da arte e da diversidade cultural, marcantes na cidade e em todo o Brasil, ferramentas de desenvolvimento humano descentralizadas, expressadas especialmente pelo público jovem e pelos vários talentos ocultos da região.

Em mais de uma década de trabalho, a Artecei realizou projetos continuados, que envolvem oficinas e apresentações musicais com jovens e crianças, palestras e capacitações, feiras culturais, representação de grupos artísticos e práticas cooperativas. Toda a proposta conta com uma rede de parcerias em todo o Distrito Federal, envolvendo artistas, comunidade, educadores, escolas e órgãos públicos.

Equipe

Rosângela Dantas

É educadora popular, nascida em São Paulo. Coordena a Artecei desde o surgimento da organização, trabalhando na implantação e acompanhamento de todas as ações desenvolvidas. Iniciou carreira como gestora e coordenadora de projetos sociais em 2005, com formação no Curso para Entidades Paraestatais e Terceiro Setor, ministrado pela Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Integrou a coordenação do Curso de Formação de Educadores Populares de Brasília e trabalhou no apoio pedagógico da Secretaria de Educação de São Paulo.

 

Rene Bomfim

É músico, violonista e cantor baiano, radicado em Brasília desde 1970. Pesquisador da cultural popular brasileira, integra a seu espírito mambembe trabalhos com Mamulengo, Música Regional Nordestina e Teatro de Rua, acompanhando diversos cantores e grupos da cidade. É também arte-educador, produtor cultural e diretor musical. Em 1997, gravou o CD “Forró Candango” com a Banda Paraibola, em Fortaleza (CE), produzido pelo Maestro Marcos Farias.

 

Cassio Murilo

É cantor e percussionista baiano, nascido em Bom Jesus da Lapa (BA) e radicado em Brasília. Filho de músico acordeonista, cresceu entre a musicalidade das sanfonas, cultivando uma genuína paixão pelo forró pé de serra. Em 1998, iniciou carreira artística no Madrigal Cora Coralina, regido pelo professor Anselmo Rocha. Acompanha vários músicos brasilienses e é integrante do grupo Caco de Cuia e do Trio Tradição do Forró.

Prêmios

Prêmio Funarte Projeto Bicho d’Água: Cantando as Águas de Chico – 2012
Prêmio Mais Cultura: Microprojetos do Rio São Francisco – 2012
Prêmio Culturas Populares: Mestre Duda 100 Anos de Frevo – 2007

Grupos Culturais Representados

A Artecei representa e produz o trabalho de grupos culturais e artistas de diferentes gêneros, que expressam a diversidade e a riqueza cultural da cidade de Ceilândia. Conheça!

Paraibola (forró)

Banda Elffus (rock)

Marcelo Café (forró)

Caco de Cuia (forró)

Parafernália (rock)

Fuzuê Candango (música regional)