Quem Somos

A Artecei é uma organização da sociedade civil (OSC) criada em 2005 a partir da integração de diversos artistas populares com forte ligação com a cultura de Ceilândia e de Brasília. O que move o grupo é a vontade de fazer da arte e da diversidade cultural, marcantes na cidade e em todo o Brasil, ferramentas de desenvolvimento humano descentralizadas, expressadas especialmente pelo público jovem e pelos vários talentos ocultos da região.

Em mais de uma década de trabalho, a Artecei realizou projetos continuados, que envolvem oficinas e apresentações musicais com jovens e crianças, palestras e capacitações, feiras culturais, representação de grupos artísticos e práticas cooperativas. Toda a proposta conta com uma rede de parcerias em todo o Distrito Federal, envolvendo artistas, comunidade, educadores, escolas e órgãos públicos.

Além de projetos, a Artecei representou e produz o trabalho de artistas e grupos culturais como Banda Elffus, Caco de Cuia, Fuzuê Candango e Parafernália. Entre nomes de destaque da cena local e nacional que também marcaram presença em projetos da Artecei, estão Marcelo Café, Lília Diniz, Zeca Baleiro, Gog, Japão, Rapadura Xique-Chico, Bia Ferreira, Dhi Ribeiro, Renata Jambeiro, Nilze Carvalho, Caca Pereira, Tereza Lopes e Sete na Roda.

 

Equipe

Rosângela Dantas

É educadora popular, nascida em São Paulo. Coordena a Artecei desde sua fundação, acompanhando todas as ações desenvolvidas. Iniciou carreira como gestora e coordenadora de projetos sociais em 2005, com formação no Curso para Entidades Paraestatais e Terceiro Setor – Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Integrou a coordenação do Curso de Formação de Educadores Populares de Brasília e trabalhou no apoio pedagógico da Secretaria de Educação de São Paulo.

Cassio Murilo

É cantor e percussionista baiano, nascido em Bom Jesus da Lapa (BA) e radicado em Brasília. Filho de músico acordeonista, cresceu entre a musicalidade das sanfonas, cultivando uma genuína paixão pelo forró pé de serra. Em 1998, iniciou carreira artística no Madrigal Cora Coralina, regido pelo professor Anselmo Rocha. Acompanha vários músicos brasilienses e é integrante do grupo Caco de Cuia e do Trio Tradição do Forró.

Rene Bomfim

É músico, violonista e cantor baiano, radicado em Brasília desde 1970. Pesquisador da cultural popular brasileira, integra a seu espírito mambembe trabalhos com o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Música Regional Nordestina e Teatro de Rua, acompanhando diversos cantores e grupos da cidade. É também arte-educador, produtor cultural e diretor musical. Em 1997, gravou o CD “Forró Candango” com a Banda Paraibola, em Fortaleza (CE), produzido pelo Maestro Marcos Farias.

Joelma Bomfim

Nascida numa família onde a música sempre foi tradição, Joelma Bomfim iniciou sua carreira musical em São Paulo, aos 12 anos, tocando violão. Em Brasília, integrou estudos musicais no Clube do Choro, perpassando diversos gêneros. Em 2005, participou da criação do grupo Caco de Cuia. Na Artecei, trabalha na produção e realização de espetáculos, oficinas e feiras culturais. É também fotógrafa, atuando na cobertura de eventos culturais no DF.

Prêmios

2020: Prêmio Lei Aldir Blanc
2018: Prêmio Cultura Populares Selma do Coco
2014: Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz – Cora Dentro de Mim, Plantando Roseira e Fazendo Doces
2012: Prêmio Funarte Microprojetos – Bicho d’Água: Cantando as Águas de Chico
2007: Prêmio Culturas Populares: Mestre Duda 100 Anos de Frevo